21 novembro 2011

Bancos de Alimentos avançam no Rio Grande do Sul

Com o objetivo de combater a fome no Estado do Rio Grande do Sul, a Rede de Bancos de Alimentos criada no Conselho de Cidadania da FIERGS inaugurará no mês de novembro, dois novos Bancos de Alimentos. No dia 24, será fundado o Banco de Alimentos de Rio Grande, presidido por Elza Arrieche, também presidente do Conselho de Segurança Alimentar de Rio Grande. Já no dia 30, será a vez de Cachoeirinha ganhar o seu Banco de Alimentos, liderado pela empresária Tâmara Kondak.

Para estimular o trabalho dos novos Bancos, a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul - entidade responsável pela criação, padronização e alinhamento dos Bancos de Alimentos - doará 10 toneladas de gêneros alimentícios para cada Banco. A Rede de Bancos de Alimentos passa a contar com 18 Bancos de Alimentos no Rio Grande do Sul, e um no Rio de Janeiro, além de 87 Núcleos Bancos de Alimentos. Atualmente, os Bancos doam alimentos para pessoas atendidas em 803 entidades carentes, distribuindo por mês, 400 toneladas de gêneros alimentícios. Para 2012, está prevista a inauguração de Bancos de Alimentos em Alvorada/RS, Montenegro/RS, Bagé/RS, São Gabriel/RS, Bento Gonçalves/RS, Joinville/SC, Cotia e Bragança Paulista/SP.

Os Bancos de Alimentos atuam como gerenciadores de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos. Os alimentos doados por empresas, pessoas físicas, ou através de campanhas são armazenados na central de arrecadações, um depósito próprio do Banco de Alimentos. Neste local, as nutricionistas analisam e determinam quais os tipos de alimentos necessários para as instituições, conforme as quantidades e valores nutricionais ideais para suprir suas necessidades. Posteriormente ocorre a distribuição qualificada dos alimentos, entregues gratuitamente para as instituições previamente cadastradas. As entidades beneficentes (entidades assistenciais como creches, escolas, asilos, lares de excepcionais, associações de bairros, entre outras) também recebem treinamentos de segurança alimentar, higiene, e aproveitamento adequado dos alimentos.